Políticas Editoriais

Foco e Escopo

REVISTA UNIARAGUAIAé uma publicação eletrônica quadrimestral da UniAraguaia. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação por pares do Conselho editorial ou pareceristasad hoc, artigos, pontos de vista, resumos, resenhas, ensaios relevantes e resultantes de estudos teóricos e pesquisas nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Gestão Comercial, Gastronomia, Jornalismo, Nutrição, Pedagogia e Publicidade e Propaganda, abrangendo temáticas ou linhas de pesquisa multidisciplinares com enfoque direcionado ao aperfeiçoamento da educação, geração de solução para problemas da sociedade, desenvolvimento do senso crítico profissional como fonte de recursos para a construção do conhecimento.

Os manuscritos, que poderão estar em português, inglês e espanhol, devem ser inéditos e destinar-se exclusivamente à REVISTA UNIARAGUAIA, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto no que se refere ao texto, como figuras ou tabelas, quer na íntegra ou parcialmente, excetuando-se resumos ou relatórios preliminares publicados em Anais de Reuniões Científicas.

A REVISTA UNIARAGUAIA não assume responsabilidade por conceitos e opiniões emitidos pelos autores dos manuscritos, porque não refletem necessariamente a opinião do Comitê Editorial da revista.

A partir do Volume 15, n.1 (2020) os artigos contêm informação sobre a licença sob a qual estão licenciados.

Através do meio digital, aREVISTA UNIARAGUAIAbusca a divulgação da produção científica relevante, de forma gratuita, aberta a todos os interessados.
A REVISTA UNIARAGUAIA mantém fluxo contínuo para submissão on-line de originais gratuitamente, de acordo com as normas especificadas nasDiretrizes aos Autoresdisponíveis neste sitio.

 

Políticas de Seção

Editorial

O editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente. Então, a objetividade e imparcialidade não são características dessa tipologia textual, uma vez que o redator dispõe da opinião do jornal sobre o assunto narrado. Logo, os acontecimentos são relatados sob a subjetividade do repórter, de modo que evidencie a posição da mídia, ou seja, do grupo que está por trás do canal de comunicação. Assim, podemos dizer que o editorial é um texto mais opinativo do que informativo. O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.

Editores
  • Milton Silva Junior
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Segundo a NBR 6022/2003a da ABNT, existem três tipos de artigos. Assim, de acordo com a característica da análise elaborada pelo pesquisador, o artigo pode ter a seguinte distinção:

Artigo Teórico: Apresenta uma argumentação favorável ou desfavorável a uma determinado visão de realidade.

Artigo Analítico: O pesquisador elabora uma análise de cada componente pertencente ao assunto procurando fazer uma relação com o todo.

Artigo Classificatório: Busca estabelecer uma classificação das características de um certo tema explicitando as suas partes.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicações Breves

Editores
  • Milton Silva Junior
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos

Consiste na condensação de um texto mantendo suas ideias fundamentais. Nesse sentido, o leitor deve permanecer fiel às ideias do autor. Isso não significa que ele irá tão somente transcrevê-las, pelo contrário, ele precisa, com as palavras do seu próprio vocabulário, expressar a mensagem transmitida pelo autor. Em suma, trata-se de expor, em geral em um único bloco, as ideias principais contidas no texto.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ponto de Vista

É a escolha de um contexto ou referência (ou o resultado desta escolha) de onde se parte o senso, a categorização, a medição ou a codificação de uma experiência, tipicamente pela comparação com outra. A idéia básica que une todos estes significados da palavra perspectiva é o de que a experiência humana é relativizada de acordo com o ponto de vista de onde ela é vivenciada. Costuma-se chamar uma visão de mundo como a perspectiva com a qual um indivíduo, uma comunidade ou uma sociedade enxergam o mundo e seus problemas em um dado momento da história, reunindo em si uma série de valores culturais e o conhecimento acumulado daquele período histórico em questão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Resenha é um resumo crítico. Nesse sentido, ela admite julgamentos, avaliações, conexões com outros autores e comentários pessoais, mas fundamentados teoricamente, por isso, o leitor não deve pretender criticar sem antes fazer um estudo minucioso da matéria que será objeto de recensão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

O desenvolvimento desse texto dissertativo é elaborado com base nas próprias ideias ou de outrem, como fundamentação teórica, a partir de um estudo aprofundado sobre um tema bem delimitado. A redação do ensaio deve sustentar-se, basicamente, na memória e/ou no recurso da paráfrase. Dessa forma, se o produtor do texto desejar comprovar a sua argumentação, deve fazer citações, preferencialmente, indiretas. Já que se refere a um ensaio, a redação precisa obedecer um certo limite de parágrafos a fim de que não se transforme num artigo. Assim, o Ensaio necessita conter, aproximadamente, 10 (dez) a 12 (doze) parágrafos. Por ser um texto com uma linguagem mais técnica, deve-se produzi-lo atendendo as exigências da ciência, isto é, com uma linguagem referencial. Quanto à pessoa verbal, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (2002), é preciso que se utilize a terceira pessoa do singular ou, então, a primeira pessoa do plural.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Docência Universitária

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos Expandidos Apresentados na IX Semana de Educação da UniAraguaia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O manuscrito será submetido através do sistema on-line, mediante cadastro de usuário, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), após o qual o Conselho Editorial realizará uma avaliação prévia sobre a adequação ao escopo da revista e a potencialidade de publicação do trabalho.

Nessa etapa são considerados os seguintes aspectos:

a) omissão dos dados do autores no corpo do texto e propriedades do arquivo (estes devem ser incluídos apenas nos metadados e somente após a aprovação no corpo do texto para garantir a avaliação às cegas),

b) adequação ao template da revista;

c) correção ortográfica e gramatical. Não serão aceitas submissões em linguagem coloquial, com erros gramaticais e/ou ortográficos.

d) adequação do escopo e foco da revista;

e) originalidade utilizando a ferramentade verificação de similaridade CopySpider.

f) apresentação do(s) objetivo(s), metodologia e resultados de forma clara.

Caso a submissão não atenda a esses critérios este será rejeitado antes da avaliação de mérito do conteúdo.

Uma vez aprovado nesta primeira etapa, os originais são submetidos à aprovação de avaliadores ad hoc (2 referees), reconhecidos nacional e internacionalmente, pelo sistema “Duble Blind Review”, ou seja, os trabalhos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria que, por sua vez, devem ser registrados nos metadados do sistema eletrônico SEER.A lista de avaliadores pode ser consultada na página Equipe editorial.

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber. Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores que sejam especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria.

Os avaliadores ad hoc seguem as seguintes diretrizes:

1. Contribuição do texto;

2. Atualidade e pertinência do embasamento teórico;

3. Completude e adequação da descrição da metodologia utilizada na pesquisa;

4. Profundidade das discussões dos resultados;

5. Foco no objeto em questão;

6. Qualidade do texto (correção gramatical, clareza, logicidade e coerência);

7. Qualidade dos gráficos, figuras e ilustrações;

8. Profundidade e pertinência da discussão dos resultados .

A Editora Chefe e o Conselho Editorial são responsáveis pela decisão final do parecer do artigo. No caso de aprovado e na existência de necessidades de correções, as sugestões serão enviadas para os autores através do sistema on-line. Este processo envolve o aceite das alterações ou a sua justificativa quando não acatados. Após a publicação, o autor principal receberá uma cópia do artigo no formato PDF.

Para a publicação, os textos passam pelas seguintes etapas de avaliação:

Etapa 1: análise quanto à forma

Essa etapa é de responsabilidade da comissão editorial. Os textos são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da revista e à linha editorial.

Etapa 2: análise por pares quanto ao mérito

Na segunda etapa, o artigo, sem a identificação do autor, é encaminhado a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho consultivo ou convidados ad hoc). Para a designação dos pareceristas são consideradas as informações disponíveis no cadastro da revista.

Etapa 3: revisão e adequação do trabalho às normas da revista

Uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido à revisão de linguagem, normalização e formatação.

A decisão editorial poderá apontar para as seguintes possibilidades:

  • Aceitação – quando o manuscrito apresenta condições de ser publicado sem necessidade de revisão.
  • Aceitação condicionada a revisões requeridas – quando o manuscrito apresenta condições de ser publicado, desde que sejam atendidas modificações sugeridas por pareceristas.
  • Submissão encaminhada para nova rodada de avaliação – quando o manuscrito não apresenta condições de ser publicado na forma como está, demandando modificações substantivas, o que exige uma nova rodada de avaliação.
  • Sugestão para que o manuscrito seja submetido a outro periódico – quando o manuscrito apresenta condições de ser publicado, mas não se encaixa no escopo da RTPS.
  • Rejeição – quando o artigo não apresenta qualquer condição de ser publicado na RTPS.

Se o trabalho for aprovado nesta instância, o manuscrito será disponibilizado para dois membros do Conselho Consultivo Externo em sistema on-line. Após a revisão dos consultores, o manuscrito será encaminhado aos autores com o parecer.

Posteriormente, o(s) autor(es) deve(m) retornar o artigo revisado aos editores dentro do prazo estipulado.

O(s) autor(es) é(são) notificado(s) quando um artigo é recebido e, também, quando é aceito ou rejeitado para publicação.

 

Periodicidade

A revista REVISTA UNIARAGUAIA é uma publicação quadrimestral, produzindo três edições por ano, agrupadas em volumes.

Normalmente, a primeira edição é publicada no período de janeiro a abril. A segunda, de maio a agosto. A terceira, de setembro a dezembro.

 

Política de Acesso Livre

A REVISTA UNIARAGUAIA é uma revista que oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sem custo para o usuário ou sua instituição.Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma LicençaCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional

Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor.

ARevista UniAraguaia está disponível online imediatamente após a sua publicação e seu acesso é gratuito.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza a Cariniana Network para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.