A ANDRAGOGIA E AS METODOLOGIAS ATIVAS NOS TREINAMENTOS DE CAPACITAÇÃO EM NORMAS REGULAMENTADORAS (NR"™S)

Milton Roberto de Almeida Campos, Karla Kellem de Lima, Isabelle Rocha Arão, Luana Machado dos Santos, Amanda Mendes Dias Correa

Resumo


A presente pesquisa consistiu em levantar discussão a respeito do emprego de práticas pedagógicas em treinamentos de segurança do trabalho, objetivando identificar falhas das normas regulamentadoras quanto às exigências dos treinamentos como: periodicidade e nível de instrução ou formação dos instrutores. Sendo assim, definiu-se como objetivo geral apresentar as metodologias ativas aplicáveis aos treinamentos em NR"™s, no uso da andragogia. Metodologicamente, trata-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, no qual foi aplicado um questionário para verificar as principais queixas ou dúvidas dos colaboradores quanto aos treinamentos, como: carga horárias, práticas de ensino e buscando identificar a opinião dos mesmos quanto a importância da presença de professores para ministrarem os treinamentos. As análises dos resultados do questionários, revisão das normas e de abordagens pedagógicas, permitiu identificar alguns pontos críticos nas normas regulamentadoras, que cabem alterações pertinentes, assim como identificar o quão importante pode ser a aplicação de práticas e estratégias pedagógicas, como a andragogia orientando instrutores quanto ao tratamento de adultos no processo de aprendizagem e as metodologias ativas com foco na Aprendizagem Baseada em Problemas que desponta como a prática pedagógica mais atrativa para se lidar com treinamentos, transformando um ensino teoricamente tecnicista em um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e atrativo para os colaboradores, principalmente se devendo ao fato de a grande maioria dos participantes de treinamentos, não frequentarem ambientes escolares já há algum tempos.


Palavras-chave


treinamentos, normas regulamentadoras, andragogia

Texto completo:

VOL16-3-ART-09


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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