INFLUÊNCIAS IDEOLÓGICAS E POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO DOCENTE: A DISSEMINAÇÃO DA PERSPECTIVA NEOLIBERAL DA UNESCO

Beatriz Gontijo de Jesus

Resumo


Este artigo foi construído por meio de um levantamento bibliográfico com uma abordagem qualitativa pesquisa. São discutidos alguns pontos a respeito das influências ideológicas e políticas tanto na educação quanto na formação docente, com foco na disseminação da perspectiva neoliberal da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que se intensifica no atual contexto da pandemia da Covid-19, tendo levantamentos que abarcam aspectos teóricos, subjetivos, históricos, econômicos e sociais. Com uma abordagem contra-hegemônica este trabalho embasa-se no método materialismo histórico dialético (MHD), que objetiva a compreensão dos condicionantes sociais, históricos, ideológicos e culturais do objeto estudado, levando-se em consideração que enquanto sujeitos ativos, podemos modificar a realidade que é altamente contraditória.


Palavras-chave


Educação. Formação Docente. UNESCO.

Texto completo:

VOL16-2-ART-02


Direitos autorais 2021 REVISTA UNIARAGUAIA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar