A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19 E OS DESAFIOS ÀS NOVAS MODALIDADES DE ENSINO

Francisca Rodrigues Francisca, Liliane Rodrigues de Almeida Menezes, Elizângela Silva de Souza Moura

Resumo


Já é convencional que a maneira de ensinar e de aprender, por conta da Pandemia do Covid-19, encontrou espaço na remotividade do ensino, modelo em que professores e alunos tiveram que se adaptar abruptamente, principalmente os estudantes universitários das áreas rurais, dos sertões ou de aldeias indígenas. O objetivo desse artigo é analisar como vem se processando o ensino superior atualmente e salientar os desafios à prática docente diante das novas configurações de educação que são mediadas por tecnologias digitais. O estudo partiu de uma revisão bibliográfica de publicações científicas que formaram um referencial teórico para as discussões, no sentido de identificar se a modalidade de ensino não presencial necessita de adequação às necessidades dos educandos do ensino superior; refletiu-se, também, sobre as implicações sociais e políticas do ensino remoto e sobre a docência universitária na pandemia, com sobrecarga de trabalho dos professores e pouco espaço para o seu desenvolvimento profissional. O que se pode perceber é que são vários os desafios a serem enfrentados, dentre eles: a falta da democratização do acesso à internet e do uso das tecnologias nas residências brasileiras; o distanciamento das interações professor-aluno; a necessária adaptação pedagógica para a realização do ensino remoto; o compromisso com a formação do aluno e o reconhecimento da qualidade da docência como facilitadora do ensino e aprendizagem

Palavras-chave


COVID-19, Ensino Remoto, Educação Superior

Texto completo:

VOL16-2-ART-06


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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