CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO NAS CONDIÇÕES ATUAIS

Autores

  • Gleiciane Sabino Mateus Andrade Centro Universitário Araguaia
  • Odiones de Fãtima Borda

Palavras-chave:

Extensão Universitária. Curricularização da Extensão. Política Pública

Resumo


O objetivo da pesquisa é analisar as políticas que regem a curricularização da extensão universitária e os desafios para sua implementação, relatando propostas que estão sendo discutidas em algumas Instituições de Ensino Superior "“ IES brasileiras. A pesquisa visa descrever as principais diretrizes para a curricularização da extensão universitária, bem como analisar na literatura o processo de implementação da curricularização da extensão relatado por algumas universidades, identificando os possíveis desafios enfrentados no processo de implementação das atividades de extensão no currículo universitário. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, de cunho descritivo e documental. O levantamento de artigos foi realizado em publicações dos bancos de dados do Scientific Electronic Library Online (Scielo), periódicos da Capes e Google acadêmico. Outras fontes de dados importantes foram os documentos oficiais que tratam da curricularização da extensão, tal qual as publicações e debates disponíveis na página do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX). Os resultados da pesquisa apontam que há documentos oficiais que regularizam e preveem a avaliação das atividades de extensão, auxiliando o processo de curricularização, mas ainda persistem dúvidas e muitos desafios quando se pensa em implementar extensão nos currículos, tanto nas instituições públicas, quanto nas privadas.

Biografia do Autor

Gleiciane Sabino Mateus Andrade, Centro Universitário Araguaia

Graduada em Fisioterapia (IEPO), especialista em Fisioterapia Traumato-ortopédica (UCB), Pós-graduanda em Docência Universitária na Uniraguaia.

Odiones de Fãtima Borda

Graduada em Ciências Sociais (UFG) e Geografia - Licenciatura (Unip); especialista em Gestão Universitária (UniEVANGÉLICA); Mestre e Doutora em Geografia (UFG). Atua como assessora na Coordenação de Avaliação e Supervisão da Pró-Reitoria de Graduação da PUC GOIÁS, é membro da CPA na mesma instituição. É professora nos cursos de Pós-graduação lato sensu em Docência Universitária da PUC Goiás e da UniAraguaia.

Publicado

2022-02-24

Edição

Seção

Artigos