CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO NAS CONDIÇÕES ATUAIS

Gleiciane Sabino Mateus Andrade, Odiones de Fãtima Borda

Resumo



O objetivo da pesquisa é analisar as políticas que regem a curricularização da extensão universitária e os desafios para sua implementação, relatando propostas que estão sendo discutidas em algumas Instituições de Ensino Superior "“ IES brasileiras. A pesquisa visa descrever as principais diretrizes para a curricularização da extensão universitária, bem como analisar na literatura o processo de implementação da curricularização da extensão relatado por algumas universidades, identificando os possíveis desafios enfrentados no processo de implementação das atividades de extensão no currículo universitário. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, de cunho descritivo e documental. O levantamento de artigos foi realizado em publicações dos bancos de dados do Scientific Electronic Library Online (Scielo), periódicos da Capes e Google acadêmico. Outras fontes de dados importantes foram os documentos oficiais que tratam da curricularização da extensão, tal qual as publicações e debates disponíveis na página do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX). Os resultados da pesquisa apontam que há documentos oficiais que regularizam e preveem a avaliação das atividades de extensão, auxiliando o processo de curricularização, mas ainda persistem dúvidas e muitos desafios quando se pensa em implementar extensão nos currículos, tanto nas instituições públicas, quanto nas privadas.


Palavras-chave


Extensão Universitária. Curricularização da Extensão. Política Pública

Texto completo:

VOL16-3-ART-06


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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