MARKETING DE RELACIONAMENTO E A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DA MENTALIDADE DAS PESSOAS FRENTE AS ESTRATÉGIAS QUE DEVERIAM SER ADOTADAS PELAS EMPRESAS

Milene Pereira Ramos, Luana Machado dos Santos, Karla Kellem de Lima, Ronaldo Rosa dos Santos Júnior

Resumo


A atual conjuntura do cenário competitivo, requer um esforço dinâmico das empresas, onde estas precisam reformular o conceito da relação empresa/consumidor, deixando de lado o marketing voltado apenas para vendas e lucros e adotar maneiras eficazes direcionadas ao relacionamento e fidelização de clientes e novos clientes. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar para as organizações de micro e pequeno porte, quais são as principais estratégias de marketing esperadas pelos clientes que as organizações poderiam adotar visando garantir um crescimento e fidelização de clientes. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica com um estudo descritivo, exploratório de natureza quantitativo e qualitativo que teve como fonte de investigação o questionário. Foi elaborado um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, a fim de evidenciar e colaborar com a problemática levantada. Os resultados revelaram a forma de garantir a fidelização dos clientes, enfatiza-se que, as empresas devem manter as estratégias ativas, compreendendo e avaliando os eixos centrais. Contudo foi possível identificar que, o processo de fidelização de clientes e de novos clientes ocorre de maneiras diversas, as empresas e os prestadores de serviços são os maiores responsáveis pela venda dos produtos e as suas relações pós-vendas, afinal, os clientes precisam surpreender-se em suas novas visitas para compras, por isso a importância do marketing de relacionamento.


Palavras-chave


Clientes; Fidelização; Marketing de relacionamento.

Texto completo:

VOL16-3-ART-13


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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