MARKETING DE RELACIONAMENTO E A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DA MENTALIDADE DAS PESSOAS FRENTE AS ESTRATÉGIAS QUE DEVERIAM SER ADOTADAS PELAS EMPRESAS
Resumo
A atual conjuntura do cenário competitivo, requer um esforço dinâmico das empresas, onde estas precisam reformular o conceito da relação empresa/consumidor, deixando de lado o marketing voltado apenas para vendas e lucros e adotar maneiras eficazes direcionadas ao relacionamento e fidelização de clientes e novos clientes. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar para as organizações de micro e pequeno porte, quais são as principais estratégias de marketing esperadas pelos clientes que as organizações poderiam adotar visando garantir um crescimento e fidelização de clientes. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica com um estudo descritivo, exploratório de natureza quantitativo e qualitativo que teve como fonte de investigação o questionário. Foi elaborado um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, a fim de evidenciar e colaborar com a problemática levantada. Os resultados revelaram a forma de garantir a fidelização dos clientes, enfatiza-se que, as empresas devem manter as estratégias ativas, compreendendo e avaliando os eixos centrais. Contudo foi possível identificar que, o processo de fidelização de clientes e de novos clientes ocorre de maneiras diversas, as empresas e os prestadores de serviços são os maiores responsáveis pela venda dos produtos e as suas relações pós-vendas, afinal, os clientes precisam surpreender-se em suas novas visitas para compras, por isso a importância do marketing de relacionamento.
Palavras-chave
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