A PERCEPÇÃO DOS PEDAGOGOS SOBRE OS CONCEITOS E MÉTODOS DO ESQUEMA CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Bruna Patrícia Câmara de Famoso, Maria Cleumar da Silva, Célio Antônio de Paula Júnior, Lucas Raphael Bento e Silva

Resumo


A pesquisa teve como objetivo descrever e analisar como os professores da rede privada e pública percebem o trabalho sobre noção de esquema corporal na educação infantil. Esta pesquisa se justifica em verificar como os profissionais da primeira fase da educação básica trabalham com o esquema corporal em sala de aula. Serão apresentadas propostas teóricas de diversos autores, como: Wallon (1973), Le Boulch (1982) dentre outros. O estudo em pauta foi realizado através da abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionário. Assim, a aplicação de questionário foi realizada em duas instituições de educação infantil, sendo uma privada (com 7 respondentes) e uma pública (com 5 respondentes). Os resultados desta pesquisa demonstraram que outros estudos que proponham modelos de intervenções para ensino do esquema corporal sejam desenvolvidos na educação infantil, e principalmente a sistematização de conceitos que possam ser apresentados no PPP para o desenvolvimento de metodologias pelos docentes que contemplem este tema tão importante.

Texto completo:

VOL16-3-ART-05


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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