SOBRE EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO

Autores

  • Adelmar Santos de Araújo Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais - CEPPES. https://orcid.org/0000-0001-7370-7822
  • Madalena Pereira da Silva Rede Estadual de Educação de Goiás

Palavras-chave:

Ação educativa, Educação e sociedade, Sujeito histórico, Cultura.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo, a partir de algumas ideias de Durkheim, Brandão e Paulo Freire, relacionar educação, cultura e ação humana tendo em vista a realidade concreta. Nessa perspectiva, conforme Frigotto (1989), para compreender a relação entre educação e sociedade é necessário adotar como ponto de partida a atividade prática social dos sujeitos históricos concretos constituída em "fundamento e limite do processo de conhecimento". O texto está dividido em três seções precedidas por esta introdução e sucedidas pelas considerações finais e referências: O caráter da educação durkheimiana, Educação e cultura segundo Carlos Rodrigues Brandão, Elementos para pensar a ação em Paulo Freire.

Biografia do Autor

Adelmar Santos de Araújo, Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais - CEPPES.

Historiador e mestre em educação pela Universidade Federal de Goiás. Doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Professor conteudista e formador História Contemporânea-Faculdade Araguaia.
Rede Pública de Educação do Estado de Goiás.

Madalena Pereira da Silva, Rede Estadual de Educação de Goiás

Lincenciatura em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Licenciatura em Pedagogia oela Faculdade Campos Elíseos.

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Instituto Consciência - ICG Brasil

Ex-Secretária Municipal de Educação de Caldazinha-Go.

Downloads

Publicado

2022-02-24

Edição

Seção

Ensaio