CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES A PARTIR DA LITERATURA

Leandro Andrades Moura, Odione de Fatima Borba

Resumo


A pesquisa objetiva dialogar sobre a avaliação da aprendizagem explanando as concepções de avaliação e possibilita compreender qual avaliação está sendo utilizada nas instituições de ensino, e os desafios para superar os padrões inconscientes trazidos desde o início das escolas. Ela aborda aspectos da avaliação observando a diferença entre avaliar e medir o aprendizado. A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica com revisão sistemática da literatura, por meio do levantamento de artigos publicados em revistas científicas e livros que abordam o tema, com enfoque em autores como Luckesi e Hoffmann. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de se utilizar uma pluralidade de concepções avaliativas no momento de avaliar, cabendo ao professor utilizar as ferramentas de ensino que melhor atenda às necessidades dos estudantes em cada situação de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Avaliação; Ensino; Aprendizagem.

Texto completo:

VOL17-1-RES-1


Direitos autorais 2022 REVISTA UNIARAGUAIA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar