A CRIANÇA E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO: PERSPECTIVAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente artigo resulta-se de uma pesquisa de mestradoe visa apresentar alguns resultados e reflexões acerca do conhecimento matemático nas práticas pedagógicas das instituições de Educação Infantil. A matemática é uma produção humana e cultural, presente na vida das crianças desde tenra idade e sua aprendizagem é fundamental para sua formação e para as relações que elas estabelecerão com o outro e com o meio ao longo da vida. A instituição de Educação Infantil é um lócus privilegiado de formação humana, que promove aprendizagens sobre os diferentes instrumentos materiais, simbólicos e os conhecimentos científicos. Nesse prisma, é essencial que a matemática se faça presente nas práticas pedagógicas dos profissionais que atuam na Educação Infantil, favorecendo os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Compreende-se que as práticas pedagógicas com o conhecimento matemático necessitam envolver as crianças em situações problemas que faça sentido a elas, levando-as a pensar, criar hipóteses, buscar soluções, utilizando-se e aprendendo os princípios, fundamentos e conceitos que permeiam esta ciência.
Palavras-chave
Texto completo:
VOL16-3-RE-5Direitos autorais 2022 REVISTA UNIARAGUAIA
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436