O LÚDICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA e dA EDUCAÇÃO INFANTIL

Bárbara Pereira de Souza Rosa, Gilailde da Silva Antunes

Resumo


O presente estudo apresenta reflexões sobre as relações históricas e contemporâneas entre a Educação Física e a Educação Infantil. A Educação Física na Educação Infantil tem como um dos seus objetivos o desenvolvimento global dos alunos, procurando torná-los mais criativos independentes, responsáveis, críticos e conscientes. As atividades lúdicas têm um importante papel no contexto da Educação Infantil, desta forma deve fazer parte do cotidiano escolar. O brincar, da criança, deve ocupar um lugar especial no espaço privilegiado dentro de sala. Foi pesquisada uma instituição da rede particular, em Aparecida de Goiânia, Goiás, com intuito de observar as aulas de Educação Física, na Educação Infantil bem como uma entrevista com a professora responsável pela disciplina. Percebemos que é importante que o professor seja competente e ainda é preciso que haja métodos e criatividade para o enriquecimento dos conteúdos de acordo com a faixa etária com a qual se está trabalhando. Sendo assim, o professor, além de brincar, deve aprender a lidar com esses conteúdos e utilizar de brinquedos e brincadeiras com a função educativa, afinal por meio delas a criança entra em contato com os outros e com o ambiente, possibilitando que as brincadeiras promovam o desenvolvimento integral das crianças em todos os seus aspectos: cognitivo, motor, cultural e social.


Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar