A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR VINCULADAS A GRUPOS EDUCACIONAIS DE CAPITAL ABERTO
Palavras-chave:
Qualidade de Ensino nas Instituições de Educação Superior (IES), Políticas Públicas, Grupos Educacionais, Governança Corporativa.Resumo
Objetiva este trabalho realizar uma análise dos Relatórios de Administração e das Notas Explicativas dos quatro Grupos Educacionais Privados, com fins lucrativos, de capital aberto e listados na bolsa de valores, que oferecem graduação em nível superior. Este artigo consiste na análise do formato de redação destes documentos, se estes documentos estão em conformidade e aderência às políticas e parâmetros de qualidade exarados pelo Ministério de Educação e de Compliance da Comissão de Valores Mobiliários. A revisão compreende que as empresas de capital aberto submetem a sua Gestão Empresarial a critérios de Governança Corporativa obrigatoriamente instituídos nestes quatro Grupos Educacionais, e que estes relatórios deverão oferecer aos seus leitores, uma percepção clara se estes relatórios refletirão a evolução e/ou involução da qualidade de ensino e riscos inerentes caso esta performance de qualidade não seja atendida. A mensuração de qualidade destes relatórios foi por meio da combinação de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa documental através da análise dos documentos disponíveis no site da Bolsa de Valores (BM&F-Bovespa). Os resultados da pesquisa identificaram amplo e abrangente material com várias oportunidades de melhoria a serem consideradas para a padronização da redação destes relatórios. Desta forma, estes relatórios darão ao leitor a percepção se houve efetividade, eficácia e eficiência do Modelo Acadêmico destes Grupos Empresariais e se conseguiram a desejada Qualidade Acadêmica amparada pelos indicadores de qualidade do INEP/MEC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado