CONTORNOS DA INTERIORIZAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS EM GOIÁS E SUA RELAÇÃO COM PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Célio Antônio de Paula Júnior, Anário Dornelles Rocha Júnior

Resumo


A pesquisa busca identificar o processo de crescimento dos cursos superiores nos Institutos Federais no interior do estado de Goiás entre 2017 e 2018 e sua relação com o atual Plano Nacional de Educação, perpassando a legislação, suas nuances e estímulos no processo social. Os procedimentos metodológicos utilizados referem-se à pesquisa quantitativa e documental, com caráter descritivo, visando mapear o quantitativo de institutos federais no interior de Goiás, cursos, número de matrículas e oferta de vagas. As análises documentais foram realizadas sob a vertente dos Planos de Desenvolvimento Institucionais do Instituto Federal de Goiás e do Instituto Federal Goiano, e dos documentos balizadores encontrados no sítio Plataforma Nilo Peçanha. Conclui-se que o processo de interiorização dos Institutos Federais em Goiás tem perpassado por um crescimento alinhando-se ao período vigente do Plano Nacional de Educação, tendo em vista o crescimento do número de cursos, número de matriculas e a oferta de vagas.


Palavras-chave


Interiorização; Instituto Federal de Goiás; Instituto Federal Goiano; Plano Nacional de Educação.

Texto completo:

VOL17-2-ART-5


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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