CONTORNOS DA INTERIORIZAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS EM GOIÁS E SUA RELAÇÃO COM PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Interiorização, Instituto Federal de Goiás, Instituto Federal Goiano, Plano Nacional de Educação.Resumo
A pesquisa busca identificar o processo de crescimento dos cursos superiores nos Institutos Federais no interior do estado de Goiás entre 2017 e 2018 e sua relação com o atual Plano Nacional de Educação, perpassando a legislação, suas nuances e estímulos no processo social. Os procedimentos metodológicos utilizados referem-se à pesquisa quantitativa e documental, com caráter descritivo, visando mapear o quantitativo de institutos federais no interior de Goiás, cursos, número de matrículas e oferta de vagas. As análises documentais foram realizadas sob a vertente dos Planos de Desenvolvimento Institucionais do Instituto Federal de Goiás e do Instituto Federal Goiano, e dos documentos balizadores encontrados no sítio Plataforma Nilo Peçanha. Conclui-se que o processo de interiorização dos Institutos Federais em Goiás tem perpassado por um crescimento alinhando-se ao período vigente do Plano Nacional de Educação, tendo em vista o crescimento do número de cursos, número de matriculas e a oferta de vagas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado