REFLETINDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO PARA REPENSAR O ENSINO DE CIÊNCIAS

Erisnaldo Francisco Reis, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Resumo


O objetivo deste artigo é promover uma reflexão considerando a conexão da Alfabetização Científica (AC) com a educação na perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Metodologicamente, trata de uma pesquisa bibliográfica firmada na perspectiva qualitativa em que se assenta em o paradigma interpretativo. Os resultados trazem que o ensino de Ciências pode contribuir para uma aproximação da ciência com o cidadão. A literatura faz destaque para a ideia do ensino de ciências para a formação de cidadãos críticos atuantes na sociedade. Nas considerações finais sugere-se que outros estudos podem ser realizados no sentido de apresentar com mais clareza os conceitos e as conexões da AC com CTS, o que certamente enriquecerá essa discussão.

Palavras-chave


Ensino; Conhecimento; Tecnologia; Ciência

Texto completo:

VOL18-1-ART-10


Direitos autorais 2023 REVISTA UNIARAGUAIA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar