CRIANÇAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA WALLONIANA
Palavras-chave:
Educação Infantil. Aprendizagem e Desenvolvimento. Henri WallonResumo
O artigo que ora propomos tem como objetivo a sistematização das experiências e das reflexões realizadas no XV Encontro Nacional de Educação Infantil. Para tanto, estabelece-se, num primeiromomento, um diálogo com o conceito de crianças e a educação infantil proposto por 2 autores. Numsegundo momento, retoma-se, de forma sintética a produção teórica de Henri Wallon, sua contribuiçãopara repensar os processos de aprendizagem e desenvolvimento, com vistas a reafirmar a educaçãoinfantil como um dos espaços privilegiados para se viver o tempo das infâncias, ser criança, conhecer omundo e a si mesmo. Desse modo, este artigo apresenta-se como um estudo de natureza bibliográfica,cuja pretensão é reafirmar a importância de novos debates e o reconhecimento das contribuições deautores como Henri Wallon, para se repensar a educação infantil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado