CRIANÇAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA WALLONIANA
Resumo
O artigo que ora propomos tem como objetivo a sistematização das experiências e das reflexões realizadas no XV Encontro Nacional de Educação Infantil. Para tanto, estabelece-se, num primeiromomento, um diálogo com o conceito de crianças e a educação infantil proposto por 2 autores. Numsegundo momento, retoma-se, de forma sintética a produção teórica de Henri Wallon, sua contribuiçãopara repensar os processos de aprendizagem e desenvolvimento, com vistas a reafirmar a educaçãoinfantil como um dos espaços privilegiados para se viver o tempo das infâncias, ser criança, conhecer omundo e a si mesmo. Desse modo, este artigo apresenta-se como um estudo de natureza bibliográfica,cuja pretensão é reafirmar a importância de novos debates e o reconhecimento das contribuições deautores como Henri Wallon, para se repensar a educação infantil.
Palavras-chave
Educação Infantil. Aprendizagem e Desenvolvimento. Henri Wallon
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2020 RENEFARA
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436