CRIANÇAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA WALLONIANA

Autores

  • Milna Martins Arantes Faculdade Araguaia
  • Florence R. Valadares Faculdade Araguaia

Palavras-chave:

Educação Infantil. Aprendizagem e Desenvolvimento. Henri Wallon

Resumo

O artigo que ora propomos tem como objetivo a sistematização das experiências e das reflexões realizadas no XV Encontro Nacional de Educação Infantil. Para tanto, estabelece-se, num primeiromomento, um diálogo com o conceito de crianças e a educação infantil proposto por 2 autores. Numsegundo momento, retoma-se, de forma sintética a produção teórica de Henri Wallon, sua contribuiçãopara repensar os processos de aprendizagem e desenvolvimento, com vistas a reafirmar a educaçãoinfantil como um dos espaços privilegiados para se viver o tempo das infâncias, ser criança, conhecer omundo e a si mesmo. Desse modo, este artigo apresenta-se como um estudo de natureza bibliográfica,cuja pretensão é reafirmar a importância de novos debates e o reconhecimento das contribuições deautores como Henri Wallon, para se repensar a educação infantil.

Biografia do Autor

Milna Martins Arantes, Faculdade Araguaia

Professora da Faculdade Araguaia e Assessora Técnica do Conselho Municipal de Educação

Florence R. Valadares, Faculdade Araguaia

Professora no curso de Educação Física da Faculdade Araguaia

Downloads

Publicado

10-10-2012

Edição

Seção

Artigos