CONJECTURAS PARA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA TEORIA DE VASILI DAVYDOV

Anderson Oramisio Santos, Camila Rezende Oliveira, Guilherme Saramago de Oliveira

Resumo


Este trabalho tem como princípios a Psicologia da Educação Matemática - Teoria do Ensino Desenvolvimental inaugurada pelo psicólogoy Vasili Davydov, sendo um desdobramento da teoria de Lev Vygotsky com ênfase nos conhecimentos científicos e conhecimentos empíricos para o ensino e aprendizagem em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa qualitativa e investigativa para compreender a matemática como uma ciência que precisa ser interiorizada pelo estudante. Ressalta-se a necessidade da organização do ensino de forma intencional e estruturada para o desenvolvimento cognitivo do estudante, com ações intermediadas pelo professor.


Palavras-chave


Teoria de Davydov. Ensino Desenvolvimental. Psicologia da Educação Matemática. Ensino e aprendizagem em Matemática.

Texto completo:

VOL18-1-ART-6


Direitos autorais 2023 REVISTA UNIARAGUAIA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar