CONJECTURAS PARA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA TEORIA DE VASILI DAVYDOV

Autores

Palavras-chave:

Teoria de Davydov. Ensino Desenvolvimental. Psicologia da Educação Matemática. Ensino e aprendizagem em Matemática.

Resumo

Este trabalho tem como princípios a Psicologia da Educação Matemática - Teoria do Ensino Desenvolvimental inaugurada pelo psicólogoy Vasili Davydov, sendo um desdobramento da teoria de Lev Vygotsky com ênfase nos conhecimentos científicos e conhecimentos empíricos para o ensino e aprendizagem em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa qualitativa e investigativa para compreender a matemática como uma ciência que precisa ser interiorizada pelo estudante. Ressalta-se a necessidade da organização do ensino de forma intencional e estruturada para o desenvolvimento cognitivo do estudante, com ações intermediadas pelo professor.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Jataí

Possui Graduação em Estudos Sociais(Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação Plena em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Graduação Plena em Matemática(2017). Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) - Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí - GO.Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem. Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná, Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Avaliador e parecerista "Ad hoc" da Revista Valore - Faculdade Sul fluminense - Rio de Janeiro. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu.

Camila Rezende Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2018) . Mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - Possui Graduação em Letras pela Universidade Paulista de Brasília (2007) - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) , Pós-graduação Lato Sensu em Supervisão pela Faculdade Católica de Uberlândia (2011), Pós - Graduação Lato Sensu em Diversidade na Educação Básica pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Pós - Graduação Lato - Sensu em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2019), Pós - Graduação Lato Sensu em Educação Profissional e Técnologica Inclusiva (2019). Pós-graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva com ênfase em Libras (2020). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GRUPEM (UFU). Foi preceptora do Programa de Residência Pedagógica do Subprojeto Alfabetização RP- UFU (2020). Foi professora dos cursos de especialização Lato Sensu pela Universidade Presidente Ântonio Carlos - UNIPAC (2016-2017). Foi supervisora escolar pela Prefeitura de Uberlândia nas turmas de segundo período e quartos anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gestão escolar, ensino aprendizagem, metodologia de ensino, avaliação, educação infantil e ensino fundamental, currículo. Atualmente é professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Uberlândia - PMU e tutora do curso de Pedagogia do UFTM - campus Ituiutaba!

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

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Publicado

2023-05-24

Edição

Seção

Artigos