FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NA GESTÃO DE COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA
Palavras-chave:
gerenciamento participativo, bacias higrográficas, gestão, recursos hídricosResumo
O primeiro passo para o gerenciamento participativo das Bacias hidrográficas é identificar os diferentesprotagonistas sociais que atuam na gestão dos recursos hídricos. Para que em seguida, os atores sociais, atravésdo processo de educação ambiental, na capacitação de gestores públicos, técnicos, agentes de desenvolvimentolocal, educadores, professores e lideranças em geral, saibam avaliar as demandas dos demais usuários e tomemdecisões conscientes no âmbito do Comitê de Bacia hidrográfica. A escolha da Bacia hidrográfica do Rio Munin,foi devido aos problemas ambientais e o baixo grau de instrução sobre educação ambiental na região. Assim essetrabalho teve como objetivo sistematizar os dados secundários sobre os aspectos políticos, ambientais e sociaisem toda área de abrangência da Bacia, demonstrando os passos para iniciar o processo de capilaridade efortalecimento da educação ambiental, voltados para a instrumentalização e fortalecimento do Comitê dessaBacia hidrográfica. Este trabalho baseou-se no Projeto União Pró-Águas do Alto e Médio Munin, seguindo asinformações obtidas da Rede de Monitoramento da Qualidade e Quantidade da Água, implantada peloPNMAII/MMA. Foram identificadas na Bacia do Munin 114 organizações da sociedade civil, 101 usuários, 28instituições ligadas ao governo municipal, 21 ao estadual e 2 federais que participam da implantação desseComitê. De acordo com a percepção dos moradores, uma das ações mais perturbadoras detectadas na Bacia é adevastação da mata ciliar por desmatamentos e queimadas, que causa o assoreamento do rio. O que se pôdeconstatar é que o grau de desinformação sobre a gestão das águas nos da a certeza que a implantação de umarede de educação ambiental contribuirá de forma eficaz não só na implantação do Comitê da Bacia, como paraimplantação de políticas públicas no desenvolvimento regional.Downloads
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