A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DO SURDO

Autores

  • Ana Caroline Félix Fonseca de Souza Arantes Faculdade Araguaia
  • Edna Misseno Pires Faculdade Araguaia

Palavras-chave:

Surdez. Língua de sinais. Bilinguismo. Formação docente

Resumo

A educação dos surdos tem sido alvo de discussões principalmente no âmbito educacional devido o fato de que ainclusão das pessoas com deficiência exige mudanças significativas. O objetivo desta pesquisa é analisar aimportância da formação de professores bilíngues para a inclusão dos surdos, visando também compreender oprocesso histórico da inclusão bem como as leis e as políticas publicas para a sua efetivação. Para tanto foinecessário levantar a seguinte problemática: Qual a real importância do professor bilíngue para o processo deaprendizagem do aluno surdo?Para responder esta questão foi necessário utilizar a pesquisa bibliográfica baseadaem alguns autores. Foi necessário fazer um levantamento das leis e políticas públicas que apoiam a inclusão dosurdo na rede regular de ensino.

Biografia do Autor

Ana Caroline Félix Fonseca de Souza Arantes, Faculdade Araguaia

Discente da Pós-Graduação em formação de professores bilíngues para a educação de pessoas surdas da Faculdade Araguaia

Edna Misseno Pires, Faculdade Araguaia

Docente da Faculdade Araguaia

Downloads

Publicado

10-10-2012

Edição

Seção

Artigos