ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA CONSULTOR NO GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS
Palavras-chave:
organização do trabalho, gerenciamento de riscos ocupacionais, engenharia de segurança, psicodinâmica do trabalho.Resumo
A nova Norma Regulamentadora nº 1 institui a obrigatoriedade da elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos "“ PGR. O Engenheiro de Segurança do Trabalho é o profissional com expertise e atua como consultor nos mais variados segmentos empresariais. Este tipo de atuação tem se tornado cada vez mais comum no mundo do trabalho, desde o ano de 2017, dada a lei nº 13.429 e mais recentemente, com a nova Norma Regulamentadora nº 4. O presente estudo visou analisar os aspectos da organização do trabalho envolvidos na atuação do engenheiro de segurança do trabalho enquanto consultor no gerenciamento de riscos ocupacionais. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório com base na Psicodinâmica do Trabalho, utilizando-se de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado e espaços de discussão coletiva, realizadas com 10 participantes engenheiros de segurança do trabalho consultores em empresas de diversos ramos de atividade. Os dados indicam que o profissional consultor desconsidera nas suas avaliações os aspectos que contemplam a cultura organizacional, missão e valores da empresa. Cumprir normas e procedimentos, por meio de uma avaliação tecnicista, é o maior objetivo tanto do profissional consultor quanto da empresa que o contrata. Na maioria das empresas avaliadas, em função de serem de pequeno porte, não são previstas divisões hierárquicas, motivo pelo qual essa informação não é considerada pelos participantes do estudo. No tocante à divisão, constituição e características das tarefas, observou-se que há um enorme abismo entre o trabalho prescrito e real e o consultor demonstrou dificuldade na descrição do trabalho vivo, o que é efetivamente realizado na prática. Os profissionais participantes deste estudo também incluem nos documentos técnicos por eles elaborados informações como: ritmo de trabalho, conteúdo de tempo, autonomia, responsabilidades e pressão, mas consideram os aspectos presentes na estrutura ambiental da empresa, tais como os físicos, químicos e biológicos. Na avaliação destes, a maioria dos participantes realiza a locação dos equipamentos pertinentes. No tocante às relações de trabalho, tanto as relações sócio profissionais quanto o processo de comunicação também são desconsiderados pelo profissional. É preciso que esta categoria profissional vislumbre novas maneiras de realizar o gerenciamento de riscos ocupacionais, em especial, valorizando os elementos da organização do trabalho que estão intimamente relacionados com grande parte dos casos de acometimentos à saúde dos trabalhadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado