ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA CONSULTOR NO GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS

Isabelle Rocha Arão, Kátia Barbosa Macêdo, Luciana Garrido Canuto, Simone Maria Moura Mesquita

Resumo


A nova Norma Regulamentadora nº 1 institui a obrigatoriedade da elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos "“ PGR. O Engenheiro de Segurança do Trabalho é o profissional com expertise e atua como consultor nos mais variados segmentos empresariais. Este tipo de atuação tem se tornado cada vez mais comum no mundo do trabalho, desde o ano de 2017, dada a lei nº 13.429 e mais recentemente, com a nova Norma Regulamentadora nº 4. O presente estudo visou analisar os aspectos da organização do trabalho envolvidos na atuação do engenheiro de segurança do trabalho enquanto consultor no gerenciamento de riscos ocupacionais. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório com base na Psicodinâmica do Trabalho, utilizando-se de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado e espaços de discussão coletiva, realizadas com 10 participantes engenheiros de segurança do trabalho consultores em empresas de diversos ramos de atividade. Os dados indicam que o profissional consultor desconsidera nas suas avaliações os aspectos que contemplam a cultura organizacional, missão e valores da empresa. Cumprir normas e procedimentos, por meio de uma avaliação tecnicista, é o maior objetivo tanto do profissional consultor quanto da empresa que o contrata. Na maioria das empresas avaliadas, em função de serem de pequeno porte, não são previstas divisões hierárquicas, motivo pelo qual essa informação não é considerada pelos participantes do estudo. No tocante à divisão, constituição e características das tarefas, observou-se que há um enorme abismo entre o trabalho prescrito e real e o consultor demonstrou dificuldade na descrição do trabalho vivo, o que é efetivamente realizado na prática. Os profissionais participantes deste estudo também incluem nos documentos técnicos por eles elaborados informações como: ritmo de trabalho, conteúdo de tempo, autonomia, responsabilidades e pressão, mas consideram os aspectos presentes na estrutura ambiental da empresa, tais como os físicos, químicos e biológicos. Na avaliação destes, a maioria dos participantes realiza a locação dos equipamentos pertinentes. No tocante às relações de trabalho, tanto as relações sócio profissionais quanto o processo de comunicação também são desconsiderados pelo profissional. É preciso que esta categoria profissional vislumbre novas maneiras de realizar o gerenciamento de riscos ocupacionais, em especial, valorizando os elementos da organização do trabalho que estão intimamente relacionados com grande parte dos casos de acometimentos à saúde dos trabalhadores.


Palavras-chave


organização do trabalho, gerenciamento de riscos ocupacionais, engenharia de segurança, psicodinâmica do trabalho.

Texto completo:

VOL18-1-ART-8


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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