PERCEPÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE BIODEGRADÁVEIS PELOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS ÁGUAS LINDAS DO IFG

Autores

  • Stefhanie Silva Pedrosa
  • Leonardo Ramos da Silveira Instituto Federal de Goiás - IFG
  • Renato Welmer Veloso Instituto Federal de Goiás

Palavras-chave:

Biodegradáveis, meio Ambiente, educação ambiental.

Resumo

Os materiais biodegradáveis são aqueles cuja composição é feita por elementos orgânicos e cuja decomposição ocorre no meio ambiente em um curto espaço de tempo. Sendo assim, o tempo de biodegradação por microrganismos é um fator determinante para que o material seja classificado como biodegradável ou não, e se este tempo se resume a semanas ou meses, a resposta para a biodegradabilidade é positiva. Os objetivos da biodegradação é realizar o processo de decomposição mais rapidamente, sem prejudicar o meio ambiente. Por isso, este trabalho de conclusão de curso busca trazer conhecimento sobre o assunto, buscando minimizar a despreocupação com a problemática citada, juntamente com a pesquisa bibliográfica buscando nortear o contexto do projeto através dos artigos estudados. Neste contexto que o presente trabalho teve por objetivo avaliar a percepção da utilização de biodegradáveis pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Câmpus Águas Lindas de Goiás do IFG, buscando compreender as opiniões, percepções e pensamentos dos alunos em torno do tema. Nos resultados após aplicação de questionários, os estudantes puderam captar aspectos sobre produtos biodegradáveis e vantagens da utilização de produtos biodegradáveis e nas possibilidades que esses materiais oferecem ao meio ambiente e aos seres humanos. Portanto, ações de conscientização ao uso de produtos sustentáveis devem ser implementadas continuamente para promover a redução da poluição e contribuir com a redução do lixo nas cidades.

Biografia do Autor

Stefhanie Silva Pedrosa

Licenciada em Ciências Biológicas, tem experiência da área de biologia.Mestranda em Botânica Aplicada, pela Universidade Estadual de Montes claros.

Leonardo Ramos da Silveira, Instituto Federal de Goiás - IFG

Engenheiro Ambiental, professor Doutor do Instituto Federal de Goiás, tem experiência na área de saneamento, impactos ambientais e legislação ambiental, e ciências ambientais

Renato Welmer Veloso, Instituto Federal de Goiás

Engenheiro Ambiental, professor Doutor do Instituto Federal de Goiás, tem experiência na área de  microbiologia ambiental, meio ambiente e saúde, planejamento, gestão ambiental, geoprocessamento e recuperação de áreas degradas.

Publicado

09-10-2023

Edição

Seção

Artigos