EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Vinicius Da Silva Freitas, Rosayna Frota Bazhuni, Leandro Pedrazzi Leal, Maria Clara Sales de Carvalho, Luciana Aparecida de Morais Brigido

Resumo


A educação matemática dos alunos com deficiência visual pode ser abordada de diversas maneiras, uma delas é através das aulas de Educação Física. Através da Educação Física, os alunos com deficiência visual podem desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas e sociais, além de adquirir conhecimentos matemáticos de maneira lúdica e significativa. Dessa forma existe a necessidade de se discutir sobre educação inclusiva, tema de suma importância, uma vez que se trata de um assunto relevante ao convívio técnico e social. Esse estudo se justifica com a necessidade de se aprimorar o processo de aprendizagem e ensino da matemática para deficientes visuais, para que então ela passe a fazer sentido de forma geral para os estudantes e deixe assim de ser considerado como algo muito difícil. Como problema de pesquisa existe a necessidade de atenção especial para a educação inclusiva para indivíduos com deficiência visual na aprendizagem da matemática? O objetivo geral deste estudo foi apontar a importância da inclusão e da evolução dos métodos e teorias ligados ao ensino da matemática para deficientes visuais. Na metodologia utilizou-se de uma revisão de literatura bom bases bibliográficas. Conclui-se que foi percebida a importância dos materiais e a necessidade concreta no ensino da matemática, não apenas para estudantes cegos, mas também para estudantes que sintam a necessidade de aprender de forma mais concreta o que está sendo ensinado.


Palavras-chave


Matemática; Deficiência Visual; Crianças; Educação Inclusiva.

Texto completo:

VOL18-2-ART-16


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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