O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E A CONSEQUENTE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Andréa Kochhann, Rodrigo Rodrigues de Oliveira, Mykaella Soares Leonardo

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar as implicações do empresariamento da educação e as consequências dessa política no trabalho docente. Tem-se a seguinte situação problema: Quais as implicações do empresariamento da educação brasileira no trabalho docente? Para responder à questão, elencam-se dois objetivos específicos I) discutir a crescente atuação de grupos empresariais organizados nas redes públicas de ensino por meio de parcerias público-privadas e II) discutir as consequências da lógica do empresariamento na educação brasileira. Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa baseado em uma pesquisa bibliográfica com fundamentação teórica-conceitual em Gramsci (1982; 1999; 2001; 2004; 2007), Marx (1983; 2004) entre outros autores. Numa síntese provisória, infere-se que os processos de empresariamento têm como ponto nevrálgico a crise profunda que abala o sistema capitalista o qual busca redefinir o papel do Estado. A educação submedida aos tentáculos do empresariamento educacional opera mantendo o controle da forma e do conteúdo escolar o que amplia o cerco sobre a escola pública. De instituição incumbida de possibilitar que os dominados tenham o direito de apropriarem-se dos conhecimentos historicamente construídos e socialmente sistematizados pelo conjunto dos homens passa-se estabelecimento reservado, apenas, ao conhecimento instrumental que agregue valor à  força de trabalho dos indivíduos.

Palavras-chave


Empresariamento da educação; Precarização do trabalho docente; Escola Pública

Texto completo:

VOL18-2-ART-2


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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