O ANALFABETISMO FUNCIONAL: REFLEXO NAS DESIGUALDADES SOCIAIS DO BRASIL

Rakel Brandão de Souza, Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca, Daniela da Costa Britto Pereira Lima

Resumo


A presente pesquisa, que visa identificar as implicações entre analfabetismo funcional e desigualdade social no Brasil, questiona a relação estabelecida entre essas duas problemáticas e a contextualidade da desigualdade no país. Este estudo é de abordagem qualitativa, com o uso de dados quantitativos, do tipo documental. Os resultados evidenciam o analfabetismo rudimentar e funcional como problema social histórico do Brasil, não apenas um indicativo de determinantes e problemas intraescolares, mas também a influência de condicionantes sociais, históricos, raciais e de gênero que subjugam os coletivos desiguais. Portanto, o analfabetismo relaciona-se com as desigualdades em suas distintas dimensões. Desigualdade extrema que afeta a educação em todas as suas etapas e modalidades. Ao final do estudo, apontou-se que o analfabetismo funcional sempre foi um problema importante e que precisa ser retomado, pois inviabiliza a garantia do direito à Educação.


Palavras-chave


analfabetismo; desigualdades; educação; alfabetização.

Texto completo:

VOL18-2-ART-17


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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