POR UMA DIDÁTICA COMPLEXA PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTICA, ESTÉTICA E TRANSDISCIPLINAR

Ettiène Cordeiro Guérios, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Michelle Padilha Batistella

Resumo


A partir do cenário fragmentado da educação, o presente artigo objetiva refletir sobre possíveis caminhos rumo a uma didática transformadora, ou seja, uma didática que não priorize a fragmentação do conhecimento, do pensamento e do sujeito, possibilitando desenvolver no educando a capacidade de situar-se no mundo, estabelecendo todas as possíveis relações e sendo parte deste mundo. Realiza um estudo teórico-reflexivo sobre um olhar ético e estético para uma didática complexa e transdisciplinar. O referencial teórico advém do campo da complexidade na perspectiva de Edgar Morin e da transdisciplinaridade de Nicolescu. Conclui-se que o pensamento complexo é uma brecha para a ampliação da visão de mundo, necessária à construção de uma sociedade mundo de justiça e felicidade, capaz de unir ética e estética no cotidiano da vida. Acreditamos que o desenvolvimento de uma didática complexa e transdisciplinar é fundamental ao cultivo do estado poético dos sujeitos, com ética e estética ,se deixarmos o novo brotar dentro de nós e se nos permitirmos sonhar juntos com vistas a uma vida mais solidária e feliz olhando o sujeito multidimensional que faz uso da imaginação e da criatividade, buscando conhecer e conhecer-se de forma mais global.


Palavras-chave


transdisciplinaridade, complexidade, pensamento complexo, educação.

Texto completo:

VOL18-2-ART-8


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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