FUNDAMENTANDO O ETNOCONHECIMENTO E AS DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

Hugo Junio Ferreira de Sousa, Maria José de Pinho

Resumo


Este artigo apresenta recortes de uma pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT). A intenção neste artigo é fomentar os conceitos, fundamentos e aspectos do Etnoconhecimento, da Educação do Campo e da Educação Quilombola. Foi necessário fundamentar-se em bases teóricas por meio de estudiosos como: Miranda (2007), Nascimento (2013) e, de Rocha (2014); Arroyo, Caldart, Molina (1998), dentre outros. Assim, esse estudo ocorreu por uma abordagem qualitativa, sendo de natureza básica e foi possível por meio da pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. Contudo, possível fomentar uma discussão do Etnoconhecimento e os aspectos da Educação do Campo e da Educação Quilombola, além de tecer algumas considerações a respeito desses três conceitos apresentados neste artigo.


Palavras-chave


Etnoconhecimento; Educação do Campo; Educação Quilombola.

Texto completo:

VOL18-3-ART-4


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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