UM OLHAR BIBLIOGRÁFICO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Altina Abadia da Silva, Nathalia Andrade do Prado Cardoso, Nayara Fernandes Alves

Resumo


O presente artigo é resultado de pesquisa da linha 2 "Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão" do Programa de Mestrado Pós "“ Graduação em Educação PPGEDUC da Universidade Federal de Catalão "“ GO Ufcat. Tendo como objetivo apresentar discussões teórico-metodológica sobre a pedagogia histórico-crítica e sua influência nos debates de formações de professores e suas práticas pedagógicas. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica em plataformas como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Portal ANPEd, o Portal Capes, a SciELO Brasil, web-páginas de revistas científicas de programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e a seleção de artigos que foram trabalhados ao longo da linha de pesquisa. Como resultado, constatamos que as concepções da pedagogia histórico-crítica possuem forte influência nos debates teóricos sobre formação de professores e suas práticas pedagógicas, notadamente na defesa de uma prática pedagógica transformadora, fundada no princípio da práxis do trabalho docente (prática orientada pela teoria da transformação social e da luta de classes).


Palavras-chave


Pedagogia Histórico-Crítica; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas

Texto completo:

VOL18-2-ART-22


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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