HIV E HPV: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO NA POPULAÇÃO
Palavras-chave:
Infecções Sexualmente Transmissíveis., Epidemiologia., Educação Sexual., Saúde PúblicaResumo
Este estudo buscou avaliar o conhecimento de uma amostra da população sobre HIV/Aids e HPV, abordando agentes causadores, formas de transmissão, prevenção e tratamento. Um questionário virtual foi elaborado com 34 questões, abrangendo ambas as infecções, além de dados demográficos. O formulário foi distribuído nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil por meio de links em redes sociais, com a participação de 139 pessoas, predominantemente do gênero feminino e com idades entre 16 e 70 anos. A análise dos dados foi realizada através de estatística básica descritiva no Excel. Observou-se que, em relação ao HIV/Aids, a maioria (97%) possuía bons conhecimentos, enquanto para o HPV, 45% não dispunham de informações, 37% tinham conhecimento parcial e apenas 18% demonstraram entendimento adequado sobre a patologia. Concluiu-se que, embora a amostra apresentasse conhecimento satisfatório sobre HIV/Aids, informações sobre o HPV eram limitadas ou equivocadas. Destaca-se a necessidade de ações educativas e de conscientização, visando fornecer informações claras e abrangentes sobre todas as IST, similarmente ao que é feito para o HIV/Aids. Conhecimento adequado pode ser crucial na redução da vulnerabilidade da população a essas infecções.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado