HIV E HPV: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO NA POPULAÇÃO

Autores

  • Stephanie Barbosa Pereira Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Pará, Brasil.
  • Layse Rodrigues do Rozario Teixeira Lins Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6336-5435
  • Roberto Vilhena do Espírito Santo Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará , Brasil.

Palavras-chave:

Infecções Sexualmente Transmissíveis., Epidemiologia., Educação Sexual., Saúde Pública

Resumo

Este estudo buscou avaliar o conhecimento de uma amostra da população sobre HIV/Aids e HPV, abordando agentes causadores, formas de transmissão, prevenção e tratamento. Um questionário virtual foi elaborado com 34 questões, abrangendo ambas as infecções, além de dados demográficos. O formulário foi distribuído nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil por meio de links em redes sociais, com a participação de 139 pessoas, predominantemente do gênero feminino e com idades entre 16 e 70 anos. A análise dos dados foi realizada através de estatística básica descritiva no Excel. Observou-se que, em relação ao HIV/Aids, a maioria (97%) possuía bons conhecimentos, enquanto para o HPV, 45% não dispunham de informações, 37% tinham conhecimento parcial e apenas 18% demonstraram entendimento adequado sobre a patologia. Concluiu-se que, embora a amostra apresentasse conhecimento satisfatório sobre HIV/Aids, informações sobre o HPV eram limitadas ou equivocadas. Destaca-se a necessidade de ações educativas e de conscientização, visando fornecer informações claras e abrangentes sobre todas as IST, similarmente ao que é feito para o HIV/Aids. Conhecimento adequado pode ser crucial na redução da vulnerabilidade da população a essas infecções.

Biografia do Autor

Stephanie Barbosa Pereira, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Pará, Brasil.

Mestranda em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Paráá, Brasil. Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará - Campus Belém

Layse Rodrigues do Rozario Teixeira Lins, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Mestre em Ecologia Aquática e Pesca (UFPA/ NEAP); Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará - Campus Belém (2021). Formada no curso de Tecnologia em Aquicultura (2015) pelo (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal); vivenciou experiência na área de Recursos Pesqueiros, com ênfase em Aquicultura e Engenharia de Pesca.

Roberto Vilhena do Espírito Santo, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará , Brasil.

Doutorado em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará , Brasil. 

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Artigos