ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DESTINADA AO CONSUMO EM ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS
Palavras-chave:
Atendimento a portaria, Monitoramento, Qualidade da água.Resumo
Na atualidade, é imprescindível transmitir aos cidadãos o direito de todos os seres humanos a terem acesso a uma água de qualidade, e que não ofereça riscos à saúde, e a conscientização sobre os meios poluentes. A contaminação do meio hídrico pode ocorrer por diversos fatores que alteram os parâmetros de qualidade. O abastecimento público de água é uma das principais preocupações da população e do Estado, sendo necessário então grandes investimentos em infraestrutura. O tratamento de água pode requerer diversos equipamentos e materiais, desde a captação até a sua distribuição para a população, com qualidade e quantidade ideal. Neste contexto, baseado na importância da avaliação da água de consumo e na conscientização da população quanto à necessidade de consumir uma água de qualidade, o presente trabalho tem por finalidade verificar a qualidade da água de consumo em Águas Lindas de Goiás por meio de parâmetros físico-químicos. O trabalho foi conduzido no campus do IFG/Águas Lindas onde foram analisados os parâmetros: pH, condutividade, sólidos totais, turbidez, cor aparente, cloro total e livre. Após as análises, foram comparados os resultados com os dados da portaria de potabilidade vigente. Os resultados indicaram que a água do Instituto Federal e do Município de Águas Lindas de Goiás apesar de estar em conformidade com os padrões da portaria, é necessário ter atenção às maneiras que essa água é distribuída e armazenada. Além disso, a manutenção dos bebedouros é essencial para garantir o cumprimento contínuo das normas regulamentadoras.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado