MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO SONORA NO MUNICÍPIO DE ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS
Resumo
Nos últimos anos, o município de Águas Lindas de Goiás vem se destacando pelo acelerado crescimento populacional e econômico. No entanto, o processo de urbanização desordenado traz consequências indesejáveis, capazes de causar danos ao meio ambiente e provocar incômodos e transtornos que podem comprometer a saúde da população. Neste sentido, o monitoramento dos níveis de ruídos em áreas urbanizadas tornam-se de grande importância, possibilitando verificar a situação acústica da área de estudo, viabilizando a implementação de propostas que auxiliem nas medidas mitigadoras para o problema. Com o objetivo de avaliar a real situação em que se encontra o município de Águas Lindas de Goiás, foram realizadas medições dos níveis de pressão sonora em 15 pontos da cidade, utilizando um decibelímetro digital. Através de observação em campo, foi apurado informações acerca das grandezas morfológicas, meteorológicas e de tráfego com o intuito de identificar as principais fontes de poluição sonora das áreas estudadas. A coleta de dados foi realizada em de Maio de 2022, totalizando 4 medições por ponto, no período da manhã e da tarde com um intervalo de 10 minutos cada aferição. Com os resultados, constatou-se que todas as medições realizadas obtiveram valores muito acima do estabelecido pela da ABNT, NBR 10.151 e através da equação de correlação linear identificou o fluxo de veículos como um fator de grande influência para os altos níveis de poluição sonora na região.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado