ENSINO DESENVOLVIMENTAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

CONSTRUINDO PENSAMENTO TEÓRICO E CONSCIÊNCIA ÉTICA

Autores

  • Rosimeyre Gomes da Silva Merib Instituto Federal de Jataí
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás https://orcid.org/0000-0002-5769-634X

Palavras-chave:

Educação. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O artigo tem como objetivo explorar a aplicação da teoria do ensino desenvolvimental no ensino da matemática, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência ética. Para isso, foi realizada uma experiência pedagógica com alunos do ensino médio, que analisaram gráficos conflitantes de pesquisas eleitorais locais, promovendo reflexões sobre a manipulação de dados estatísticos. Metodologicamente o trabalho envolveu atividades práticas, como a coleta e análise de gráficos, debates sobre ética e reconstrução de representações gráficas utilizando ferramentas tecnológicas. Os resultados demonstraram que os alunos não apenas adquiriram competências estatísticas, mas também desenvolveram uma maior atenção às informações recebidas e uma compreensão crítica sobre como a desinformação pode influenciar decisões sociais. Conclui-se que o ensino desenvolvimental, ao conectar conceitos matemáticos a contextos reais, promove aprendizagens significativas e prepara os alunos para enfrentar os desafios éticos e analíticos do mundo contemporâneo.

Publicado

08-06-2025

Edição

Seção

Artigos