ENSINO DESENVOLVIMENTAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CONSTRUINDO PENSAMENTO TEÓRICO E CONSCIÊNCIA ÉTICA
Palavras-chave:
Educação. Ensino. Aprendizagem.Resumo
O artigo tem como objetivo explorar a aplicação da teoria do ensino desenvolvimental no ensino da matemática, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência ética. Para isso, foi realizada uma experiência pedagógica com alunos do ensino médio, que analisaram gráficos conflitantes de pesquisas eleitorais locais, promovendo reflexões sobre a manipulação de dados estatísticos. Metodologicamente o trabalho envolveu atividades práticas, como a coleta e análise de gráficos, debates sobre ética e reconstrução de representações gráficas utilizando ferramentas tecnológicas. Os resultados demonstraram que os alunos não apenas adquiriram competências estatísticas, mas também desenvolveram uma maior atenção às informações recebidas e uma compreensão crítica sobre como a desinformação pode influenciar decisões sociais. Conclui-se que o ensino desenvolvimental, ao conectar conceitos matemáticos a contextos reais, promove aprendizagens significativas e prepara os alunos para enfrentar os desafios éticos e analíticos do mundo contemporâneo.
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