CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Identidade étnico-racial., Diversidade cultural, Educação antirracista, Formação docente, Relações étnico-raciais

Resumo

O presente estudo aborda a construção da identidade étnico-racial nas crianças do ensino fundamental, um processo fundamental para a formação de cidadãos conscientes da diversidade cultural no Brasil. O objetivo é investigar como ocorre esse processo dentro das escolas e como as práticas pedagógicas podem contribuir para a valorização da diversidade étnico-racial, promovendo uma educação antirracista. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica de análise qualitativa, utilizando bases de dados como Google Acadêmico, Periódicos da Capes e Portal Periódico da Capes, com critérios de inclusão que consideraram estudos relevantes sobre o tema. A análise dos dados foi conduzida utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que, embora existam legislações, como a Lei nº 10.639/2003, que preveem a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, há desafios na implementação dessas diretrizes, especialmente no que diz respeito à formação dos professores e à adoção de práticas pedagógicas inclusivas. A falta de abordagens sistemáticas e sensíveis à diversidade racial nas escolas contribui para a perpetuação de preconceitos. A pesquisa conclui que é essencial capacitar os educadores para promover uma educação que valorize todas as identidades étnico-raciais, criando um ambiente escolar que fomente o respeito e a igualdade, preparando as crianças para conviver em uma sociedade diversa e mais justa.

Publicado

08-06-2025

Edição

Seção

Artigos