O BRINCAR HEURISTICO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

Autores

  • ISABELLA MONTEIRO DO ROSÁRIO IFPA
  • ELANA SOUSA REBELO IFPA
  • ADALCILENA CAFÉ DA COSTA IFPA

Palavras-chave:

BRINCAR HEURISTICO, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o papel do brincar heurístico no desenvolvimento
da aprendizagem de crianças de 0 a 03 anos de idade, enfatizando suas influências cognitivas,
motoras, emocionais e sociais. A pesquisa foi realizada em uma escola particular de ensino
infantil, em Belém-PA e adota uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório,
utilizando o estudo de caso como método para compreender as interações das crianças com os
materiais e o ambiente escolar. A coleta de dados foi realizada por meio de observação direta
das sessões de brincar heurístico, entrevistas com educadoras e registros em diários de campo.
Os resultados indicam que o brincar heurístico estimula a criatividade, a autonomia e a interação
social das crianças, além de favorecer a exploração sensorial e simbólica dos materiais.
Verificou-se, ainda, que a participação do professor como mediador é essencial para
potencializar as experiências lúdicas e estimular a aprendizagem. Contudo, os achados revelam
uma carência de conhecimento sobre a abordagem heurística por parte dos educadores, o que
aponta para a necessidade de formação continuada nessa área. A pesquisa contribui para a
reflexão sobre a importância do brincar como um direito da criança e reforça a necessidade de
sua valorização no contexto da educação infantil. Sugere-se que futuras investigações
aprofundem a aplicabilidade do brincar heurístico em diferentes contextos pedagógicos,
considerando sua relevância para o desenvolvimento integral da criança.

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Publicado

08-06-2025

Edição

Seção

Artigos