ESTUDO DE CASO PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO
Palavras-chave:
Gestão Ambiental, impactos ambientais, transporte urbanoResumo
As empresas têm se defrontado com um processo crescente de cobrança por uma postura responsável e descomprometimento com o meio ambiente. Esta cobrança tem influenciado a ciência, a política, a legislação, e asformas de gestão e planejamento, sob pressão crescente dos órgãos reguladores e fiscalizadores, das organizações não governamentais e, principalmente, do próprio mercado, incluindo as entidades financiadoras, como bancos,seguradoras e os próprios consumidores. O objetivo deste trabalho foi avaliar a possibilidade de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em uma Empresa de transporte urbano no muniípio de Santa Maria – RS. A empresa possui falhas inadmissíveis para uma das maiores empresas transportadoras de Santa Maria, que é o descontrole e desconhecimento dos possíveis impactos ambientais. Começando pela lavagem de cada ônibus, onde a água jogadanos ônibus, juntamente com o produto químico usado para a limpeza dos mesmos, se juntam com o óleo, que sai domotor, freios, etc. Este novo “produto” químico, ao invés de possuir uma caixa coletora do material, e separação do mesmo, afim de atenuar o impacto ambiental “água + óleo”, simplesmente é descartado na rede municipal de esgoto, sendo logo mais misturado com outros dejetos, indo parar na estação de tratamento de esgotos do muniípio. Poristo, para ocorrer uma possível implantação do SGA na Empresa, torna-se necessária à correção de diversos problemas e futuros impactos ambientais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado