ANÁLISE DA TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FASE II DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL E ESTADUAL DE GOIÂNIA-GO

Mirelly Gabrielly Mendes de Carvalho, Milton Gonçalves da Silva Júnior

Resumo


A educação ambiental é vista como um instrumento crucial para a mudança de hábitos e atitudes da sociedade,no qual se objetiva alcançar a qualidade ambiental e propiciar beneficio para as gerações atuais e futuras, demodo que possamos alcançar o desenvolvimento sustentável. Visto que a educação ambiental é o principio quetem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental aborda a temática em destaqueem um dos temas transversais denominado “Meio Ambiente” disposto pela Política Nacional do Meio Ambiente.Sendo assim, este trabalho tem como objetivo principal analisar a transversalidade da educação ambiental nasdisciplinas que compõe a fase II do ensino fundamental de algumas escolas da rede pública municipal e estadualdo muniípio de Goiânia, e demais objetivos secundários em realizar o levantamento dos métodos de ensino utilizados pelos professores para trabalhar a educação ambiental de forma transversal; identificar as principaisdificuldades encontradas pelos docentes e as principais dificuldades dos discentes em compreender assuntosligados ao meio ambiente. Para concretização dos objetivos adotou-se a metodologia de visitas In loco em 6escolas, realizada as visitas procedeu-se com a aplicação de questionários composto por questões que incluemdescrição e aspectos socioeconômicos dos professores entrevistados e perguntas sobre a percepção e educaçãoambiental. Após as entrevistas, os questionários foram analisados e suas respostas intercruzadas, uma vez que asrespostas foram analisadas em conjunto para apresentar melhor significado. Posteriormente, destinou-se a fase deavaliação da percepção docente.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Temas Transversais; Meio Ambiente

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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