CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS E SUA INTERFERÊNCIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Palavras-chave:
Educação, Pedagogia, Prática Educativa.Resumo
Com a intenção de alcançar uma escolarização voltada para a formação de sujeitos capazes deexercerem uma cidadania mais democrática, pretende-se esboçar as diferentes concepções de educaçãoconstituídas mediante as mudanças sócio históricas, ao longo da história, Ã s quais contribuíram para aabertura de novas possibilidades de discussão no campo da educação. Desse modo, paradigmaseducacionais vão se constituindo no vasto território da educação, abordando a amplitude e abrangênciadeste campo, nas suas mais diversas dimensões. Discutir tais paradigmas desde as correntestradicionais, Ã qual defende uma educação que gira em torno de uma concepção individualista eliberal, até as correntes mais progressistas cujo enfoque se dá numa perspectiva coletiva e social, bemcomo a proeminência do caráter cultural nos postulados contemporâneos se faz pertinente nessa reflexão. Visa-se nortear as modalidades de educação, bem como sua relevância na ação educativa, demaneira a explicitar o objeto de estudo da Pedagogia, que é o conteúdo do educativo, a fim defomentar práticas educativas diárias, no interior das salas de aula, que sejam efetivas. É importantecompreender que a escola deve ser um local que promova a formação humana, fazendo da escola umespaço de reflexão e crítica, com vistas a contemplar o desenvolvimento dos sujeitos inseridos nestecontexto.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado