CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS E SUA INTERFERÊNCIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Kênia Ribeiro da Silva

Resumo


Com a intenção de alcançar uma escolarização voltada para a formação de sujeitos capazes deexercerem uma cidadania mais democrática, pretende-se esboçar as diferentes concepções de educaçãoconstituídas mediante as mudanças sócio históricas, ao longo da história, Ã s quais contribuíram para aabertura de novas possibilidades de discussão no campo da educação. Desse modo, paradigmaseducacionais vão se constituindo no vasto território da educação, abordando a amplitude e abrangênciadeste campo, nas suas mais diversas dimensões. Discutir tais paradigmas desde as correntestradicionais, Ã qual defende uma educação que gira em torno de uma concepção individualista eliberal, até as correntes mais progressistas cujo enfoque se dá numa perspectiva coletiva e social, bemcomo a proeminência do caráter cultural nos postulados contemporâneos se faz pertinente nessa reflexão. Visa-se nortear as modalidades de educação, bem como sua relevância na ação educativa, demaneira a explicitar o objeto de estudo da Pedagogia, que é o conteúdo do educativo, a fim defomentar práticas educativas diárias, no interior das salas de aula, que sejam efetivas. É importantecompreender que a escola deve ser um local que promova a formação humana, fazendo da escola umespaço de reflexão e crítica, com vistas a contemplar o desenvolvimento dos sujeitos inseridos nestecontexto.

Palavras-chave


Educação; Pedagogia; Prática Educativa.

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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