EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO FUNDAMENTAL II, NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA – GO

Autores

  • Helcio Marques Junior Faculdade Araguaia
  • Narlene Naiara Ferreira Faculdade Araguaia

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Aluno especial, Ensino.

Resumo

Atualmente a educação inclusiva é uma tendência mundial, de luta contra a exclusão dos indivíduosem todas as suas formas. O objetivo desse estudo, foi analisar as condições físicas e pedagógicas dasescolas que estão de portas abertas para receberem alunos com necessidades especiais, e partir de umlevantamento bibliográfico da educação inclusiva, buscar uma reflexão de como ela esta sendo avivenciada. Foi feito um levantamento de dados, através de um questionário contendo questõesobjetivas sobre inclusão e educação inclusiva, aplicado para professores de Ciências, nívelFundamental II. Foram escolhidas de forma aleatória quatro escolas da rede pública e quatro escolasda rede privada de educação de Goiânia. Obtiveram-se como resultados, a nítida falta de preparo parareceber alunos especiais em sala de aula, falta de preparo, tanto da escola, quanto do professor, poispossuem escolas sem condições físicas e pedagógicas e receptivas aos alunos que necessitam de umaatenção especial. Pode ser observado também através do resultado obtido das entrevistas que o alunoespecial esta sendo desprovido de um direito que deveria ser garantido.

Biografia do Autor

Helcio Marques Junior, Faculdade Araguaia

Faculdade Araguaia

Narlene Naiara Ferreira, Faculdade Araguaia

Faculdade Araguaia

Downloads

Publicado

01-04-2014

Edição

Seção

Artigos