ALERGIA ALIMENTAR COMO UMA DAS DIMENSÕES DA INCLUSÃO NA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Gisella de Souza Almeida, Marise Helena Cardoso Tofoli, Valdirene Alves de Oliveira

Resumo


Este trabalho se propõe a discutir uma das dimensões da Inclusão, pouco discutida no contexto daprática docente na Educação Infantil: Alergia Alimentar. A temática pressupõe a compreensão dainterface das áreas Educação e Medicina, na perspectiva da formação humana. O texto apresentafundamentação teórica dos campos Educação e Medicina com o intuito de preconizar algumasconsiderações sobre a Alergia Alimentar em crianças, no contexto da Educação Infantil. Somam-se aesses pressupostos as inferências das autoras a partir dos relatos de mães de crianças com AlergiaAlimentar, como elementos problematizadores sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil.Tais relatos evidenciam a relevância social e acadêmica da temática sinalizando a necessidade deampliação e de aprofundamento da temática apresentada nesse artigo. O presente estudo sintetiza queapesar do cuidar e o educar na Educação Infantil serem respaldados na legislação e por estudos epesquisas como premissas constitutivas das práticas e propostas pedagógicas na Educação Infantil, emse tratando dos casos de Alergia Alimentar o direito ao atendimento, de forma a assegurar o bem estar,saúde, a formação para a autonomia e a interação com os pares, na perspectiva da inclusão seapresenta como um desafio posto, uma vez que algumas práticas pedagógicas convergem em ações decunho excludente e até mesmo expõem as crianças alérgicas à situações que agravam seu estado desaúde e bem estar. Alergia Alimentar é uma questão complexa que merece investigação e estudos noscampo da Medicina e da Educação.

Palavras-chave


Formação humana; Formação docente, Educação Inclusiva.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar