ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA NOS SEGUNDOS ANOS EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Franciele Machado Queiroz, Mariana Estrela Lima, Rithelle Marques Silva, Raquel Aparecida Alves

Resumo


O presente trabalho mostra a importância da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental e tevecomo objetivo verificar o desenvolvimento da leitura em duas turmas de 2º ano em duas escolas, umano muniípio de Unaí e outra no muniípio de Natalândia, ambos no Estado de Minas Gerais. Paraalcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa que se caracterizou como exploratória e descritiva,contemplando dados qualitativos. Assim, foram feitas observações nas salas de aula e realizadasentrevistas com as professoras regentes a fim de identificar as concepções das educadoras em relação àleitura e como são desenvolvidas atividades relacionadas a essa prática. Os resultados evidenciaramque os alunos apresentaram bom desenvolvimento da leitura, entretanto mostraram dificuldades parainterpretar textos. Verificou-se também que as escolas dispõem de recursos tecnológicos, mas tanto asprofessoras quanto os alunos não possuem habilidades para usar tais equipamentos.


Palavras-chave


Desenvolvimento da leitura; professor; alunos

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2021 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar