ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA NOS SEGUNDOS ANOS EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Autores

  • Franciele Machado Queiroz Instituto de Ensino Superior Cenecista - INESC.
  • Mariana Estrela Lima Instituto de Ensino Superior Cenecista - INESC.
  • Rithelle Marques Silva Instituto de Ensino Superior Cenecista - INESC.
  • Raquel Aparecida Alves Professora do INESC

Palavras-chave:

Desenvolvimento da leitura, professor, alunos

Resumo

O presente trabalho mostra a importância da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental e tevecomo objetivo verificar o desenvolvimento da leitura em duas turmas de 2º ano em duas escolas, umano muniípio de Unaí e outra no muniípio de Natalândia, ambos no Estado de Minas Gerais. Paraalcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa que se caracterizou como exploratória e descritiva,contemplando dados qualitativos. Assim, foram feitas observações nas salas de aula e realizadasentrevistas com as professoras regentes a fim de identificar as concepções das educadoras em relação àleitura e como são desenvolvidas atividades relacionadas a essa prática. Os resultados evidenciaramque os alunos apresentaram bom desenvolvimento da leitura, entretanto mostraram dificuldades parainterpretar textos. Verificou-se também que as escolas dispõem de recursos tecnológicos, mas tanto asprofessoras quanto os alunos não possuem habilidades para usar tais equipamentos.

Biografia do Autor

Franciele Machado Queiroz, Instituto de Ensino Superior Cenecista - INESC.

Estudante de licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Cenecista - INESC.

Mariana Estrela Lima, Instituto de Ensino Superior Cenecista - INESC.

Estudante de licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Cenecista - INESC.

Rithelle Marques Silva, Instituto de Ensino Superior Cenecista - INESC.

Estudante de licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Cenecista - INESC.

Raquel Aparecida Alves, Professora do INESC

Professora do INESC

Downloads

Publicado

2014-09-10

Edição

Seção

Artigos