É POSSÍVEL SER UM PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO NA ESCOLA PÚBLICA?

Karliane Pedroso Ramos

Resumo


Esta reflexão bibliográfica apresenta um estudo sobre como professores de língua estrangeira, especialmente a
língua inglesa, podem ser críticos-reflexivos em suas ações mesmo diante de situações menos favorecidas, como
o caso das escolas públicas brasileiras. Para implementar a pesquisa, inicialmente, levantamos uma discussão
acerca do professor "ideal" - técnico e/ou reflexivo e/ou crítico - para um processo de ensino/aprendizagem
eficiente. Posteriormente, procuramos entender o atual prisma da educação pública brasileira, com foco
no ensino de inglês. Com este cenário, buscamos responder a pergunta que é tema desta pesquisa - "É
possível ser um professor crítico-reflexivo na escola pública?" - e concluimos que um profissional
comprometido com sua formação e disposto a resignificar a docência, será capaz de se envolver ante os
problemas sociais e, portanto, colaborar para uma transformação pedagógica e cidadã.


Palavras-chave


Professor; língua estrangeira; formação continuada; escola pública; reflexão crítica.

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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