AS MÍDIAS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

Delano Marcelino Macedo, Aline Helena da Silva Cruz, Rodrigo da Silva Santos, Lorena Cardoso Cintra

Resumo


O site YouTube tem uma enorme variedade de vídeos, podendo ser educativos, ou não. O presente trabalho analisou sete vídeos postados no site YouTube que podem ser utilizados como ferramenta didática no ensino da estrutura e funcionamento da molécula de DNA. Foi realizada uma classificação quanto a sua qualidade de imagem e abordagem do conteúdo. Foi aplicado um questionário para 33 alunos do 3º ano do ensino médio, onde foi analisado o perfil de utilização da internet pelos mesmos. A maioria destes alunos utiliza a internet como forma de entretenimento, enquanto o momento é oportuno para a busca de conhecimento e aprendizado. Neste sentido propõe-se uma reflexão sobre a importância do site YouTube como ferramenta didática, onde o professor precisa envolver-se com a linguagem audiovisual interativa, afim de favorecer o ensino e aprendizado, para deixar suas aulas mais prazerosas e servir de mediador entre o mundo virtual e a educação, levando ao conhecimento de seus alunos, conteúdos na internet, que possam alavancar o conhecimento na preparação para o vestibular.

Palavras-chave


DNA, vídeos, YouTube, ferramenta didática.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar