ALIMENTOS TRANSGÊNICOS: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Biotecnologia. Alimentos Transgênicos. VídeoResumo
Recentemente, com a constante utilização da engenharia genética, diversos estudos e trabalhos científicos têm comprovado melhorias expressivas na manipulação do material genético de plantas e de outros seres vivos. No entanto, emergem com esses trabalhos polêmicas e dúvidas a respeito dos avanços da genética, como por exemplo, a utilização dos transgênicos. Com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento e auxiliar na aprendizagem dos alunos do ensino médio sobre os alimentos transgênicos, foi aplicado um questionário e elaborado um vídeo explicativo com base nas dúvidas do questionário. Em seguida, o mesmo questionário foi aplicado novamente para verificar se o vídeo assessorou na fixação do conhecimento. Os resultados comprovam que o uso do vídeo auxiliou os alunos no processo de ensino aprendizagem, pois na primeira etapa da pesquisa os participantes apresentaram conhecimento errôneo, equivocado e fragmentado sobre o tema em discussão. No entanto, após a apresentação do vídeo sobre o assunto houve mudança de opinião dos alunos, o que torna favorável a utilização de metodologias alternativas, pois demonstraram opiniões mais consistentes e com conceito científico, desapegando da opinião superficial apresentada na primeira etapa.Downloads
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado