O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Josiele Alves Pereira, Juliana Zanetti Ribeiro

Resumo


A utilização de diferentes metodologias é algo essencial para o ensino-aprendizagem, porémsão poucos os materiais didáticos que atendem as especificidades e necessidades dos alunos. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a funcionalidade da introdução do jogo das vitaminas e das caixinhas na educação de jovens e adultos como instrumento pedagógico para o ensino de vitaminas e de biologia celular, verificar o nível de interesse dos alunos pela aplicação dos jogos, bem como adaptar tais jogos a clientela. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários antes e depois dos jogos didáticos, além da observação das reações dos alunos durante a realização dos jogos e análise documental. Os jogos foram introduzidos no Colégio Estadual Mansões Paraíso, na educação de jovens e adultos, nas turmas do V semestre da segunda etapa e I
semestre da terceira etapa. Os resultados indicaram que os alunos aprenderam sobre o tema abordado e que o jogo auxiliou no ensino-aprendizagem das matérias e favoreceu a apropriação de conhecimentos dos alunos. Estes se mostraram bastante motivados com a introdução do jogo.


Palavras-chave


Lúdico; Biologia;Educação de Jovens e Adultos

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar