ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E OS "SABERES E FAZERES" CULTURAIS DE JATAÍ
Palavras-chave:
Saberes Locais, Educação Integral, Formação.Resumo
Com a ampliação da jornada escolar na rede básica de ensino, a escola de tempo integral articulou no contraturno as oficinas do Programa Mais Educação. A partir desta realidade, o objetivo deste estudo é analisar como as oficinas educativas contribuem no processo de ensino-aprendizagem e no resgate dos saberes da cultura local de Jataí/GO. E ao propor esta discussão este trabalho se configura relevante porque apresentará como essa prática está sendo articulada nas referidas unidades escolares e seu reflexo na formação de crianças e adolescentes. Para isto, realizou pesquisa de campo na Escola de Tempo Integral na referida região. No final, constatou que as oficinas não são atividades desarticuladas do contexto escolar e cultural, antes, desde que planejadas, podem promover o resgate e os saberes culturais da região.Downloads
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado