FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONHECIMENTO, SABERES, IDENTIDADE PROFISSIONAL E PRÁTICA REFLEXIVA

João Carlos de Lima Neto

Resumo


Neste artigo são abordadas discussões acerca da carreira docente e dos saberes profissionais, tendo como ponto de partida a formação inicial, e está dividido em três etapas: identidade e profissionalização, conhecimento e saberes docentes, e a formação do professor reflexivo. Resultado de pesquisa bibliográfica em literatura especializada, este artigo está sustentado por trabalhos realizados por diversos pesquisadores e pesquisadoras, em âmbito nacional e internacional, entre os quais destacam-se: Zeichner (1993; 2008), Gatti (1996; 2013), Pimenta (1997; 2002), Guimarães (2004), Tardif (2011) e Maciel (2012). Acreditamos que levar tais discussões ao contexto da formação de professores, seja ela inicial ou continuada, possibilita compreender as conjunturas que perpassam o processo formativo e a atuação profissional docente.

Palavras-chave


Formação de professores; Identidade profissional; Conhecimento e saberes docentes; Prática reflexiva.

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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