PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM RELAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR

Debora Brito Lima, Dhessica Silva Lima, Francisco Pereira de Oliveira

Resumo


O presente trabalho objetiva investigar as perspectivas de futuro de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, e apurar como se dá o desenvolvimento dos processos formativos pelas instituições (família, escola, governos), visando à inclusão de seus alunos no acesso ao ensino superior e o desenvolvimento de novas perspectivas pessoais e profissionais na vida destes sujeitos. Desta forma, a pesquisa mostra-se relevante para conhecer as perspectivas de adolescentes em relação ao ensino superior de forma que as instituições formativas possam melhor atender as necessidades e perspectivas desses sujeitos. De cunho qualitativo, a pesquisa desenvolveu-se durante o mês de Agosto de 2016, através de entrevistas semiestruturadas com dezesseis participantes, com faixa etária de 16 a 18 anos, de uma escola pública, localizada na zona urbana da cidade de Bragança- PA. A educação superior constitui-se o nível mais elevado da formação acadêmica, também oferecido pelas instituições públicas, com acesso através do ENEM, além de outras políticas implantadas para o acesso ao ensino superior. Constatou-se que os adolescentes apresentam perspectivas em relação ao ensino superior, mas acabam sendo frustradas pelas desigualdades existentes, não sentindo-se incluídos no processo educacional. Os governos têm investido e construído medidas efetivas de acesso ao ensino superior, mas, outras medidas precisam ser tomadas e outras ações desenvolvidas pelas instituições formativas a fim de garantir o conhecimento dos sistemas beneficiadores e o ingresso no ensino superior. Bem como as escolas precisam fornecer meios para que os estudantes possam alcançar seus objetivos, instruindo-os sobre a inserção na Educação Superior.


Palavras-chave


Perspectivas, Inclusão, Educação Superior

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar