PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM RELAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Debora Brito Lima Universidade Federal do Pará. Bragança- PA
  • Dhessica Silva Lima Universidade Federal do Pará. Bragança- PA http://orcid.org/0000-0002-5404-0206
  • Francisco Pereira de Oliveira Universidade Federal do Pará. Bragança- PA

Palavras-chave:

Perspectivas, Inclusão, Educação Superior

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar as perspectivas de futuro de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, e apurar como se dá o desenvolvimento dos processos formativos pelas instituições (família, escola, governos), visando à inclusão de seus alunos no acesso ao ensino superior e o desenvolvimento de novas perspectivas pessoais e profissionais na vida destes sujeitos. Desta forma, a pesquisa mostra-se relevante para conhecer as perspectivas de adolescentes em relação ao ensino superior de forma que as instituições formativas possam melhor atender as necessidades e perspectivas desses sujeitos. De cunho qualitativo, a pesquisa desenvolveu-se durante o mês de Agosto de 2016, através de entrevistas semiestruturadas com dezesseis participantes, com faixa etária de 16 a 18 anos, de uma escola pública, localizada na zona urbana da cidade de Bragança- PA. A educação superior constitui-se o nível mais elevado da formação acadêmica, também oferecido pelas instituições públicas, com acesso através do ENEM, além de outras políticas implantadas para o acesso ao ensino superior. Constatou-se que os adolescentes apresentam perspectivas em relação ao ensino superior, mas acabam sendo frustradas pelas desigualdades existentes, não sentindo-se incluídos no processo educacional. Os governos têm investido e construído medidas efetivas de acesso ao ensino superior, mas, outras medidas precisam ser tomadas e outras ações desenvolvidas pelas instituições formativas a fim de garantir o conhecimento dos sistemas beneficiadores e o ingresso no ensino superior. Bem como as escolas precisam fornecer meios para que os estudantes possam alcançar seus objetivos, instruindo-os sobre a inserção na Educação Superior.

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Publicado

2017-05-12

Edição

Seção

Artigos