DOS INSTRUMENTOS SOCIOLÓGICOS Ã PRAXIS EDUCACIONAL: DIÁLOGOS ENTRE A SOCIOLOGIA E BIOLOGIA

Joice Duarte Batista Lobô

Resumo


A educação enquanto saber construído no processo ensino aprendizado tem sido objeto de crescente estudo, especialmente quando se discute a formação de cidadão críticos, capazes de atuar de forma consciente em um mundo onde se verificam a efervescência de novas questões sociais mundiais. Como exemplo, podemos destacar: a desinstitucionalização da família, das escolas, das relações; os paradoxos dos novos saberes científicos e tecnológicos; o capitalismo e a globalização. Frente a essas questões, urge o intento do presente artigo, enfatizar como a idéia do conhecimento científico, aqui especialmente, o conhecimento das disciplinas biologia e sociologia, oferece instrumentos aos indivíduos para que realizem uma leitura do mundo onde vivem, entendendo as necessidades de transformá-lo para melhor.

Palavras-chave


Biologia, Sociologia, Questões sociais mundiais

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar