GEOCIÊNCIAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Josiane Kunzler

Resumo


O debate sobre a inclusão de temas de Geociências na educação básica vem se fortalecendo rapidamente devido à eficiência que estas ciências apresentam na formação de cidadãos mais solidários, humanísticos e conscientes quanto à questão ambiental. Ao contrário da educação básica, o debate sobre a importância dessa inclusão no ensino superior ainda é fraco, e esses temas são encarados pelos graduandos como conceitos intangíveis. Nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, os graduandos apresentam certa barreira quanto à s disciplinas de Geologia e Paleontologia, apesar das mesmas apresentarem importância e relação ínfima para/com a Biologia. Nesse sentido, o presente artigo tenta demonstrar essas relações, além de levantar algumas das muitas aplicações de Geologia e Paleontologia na atuação dos biólogos. De forma a acrescentar conhecimento e informações, os museus participam de forma efetiva no ensino dessas disciplinas, uma vez que utilizam de painéis interativos, esquemas em 3D, além de reconstituições ambientais e exposição de fósseis, minerais e rochas

Palavras-chave


Geociências, Ensino Superior, Ciências Biológicas, Museus

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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