O USO DA INTERNET COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Wemerson Souza do Nascimento, Ronney Fernandes Chagas

Resumo


O presente trabalho tem como foco a resistência que os profissionais da educação encontram em utilizar as tecnologias como ferramentas educacionais, enfatizando o processo de globalização que traz as TIC"™s na educação e no Brasil, descocribir por que os professores não usam as tecnologias em suas aulas. O objetivo consiste em enfatizar as resistências que os profissionais da educação encontram em utilizar as tecnologias como ferramenta auxiliar pedagogica e avaliar como se dá a inserção dessas tecnologias em algumas escolas do interior goiano e se realmente essas ferramentas tecnologicas estão sendo subaproveitadas nessas escolas. A metodologia utilizada foi descritiva-exploratória com abordagem quanti-qualitativa, realizada em 10 escolas públicas (oito de Anápolis, uma de Joanapólis, uma de Pirenópolis cituados no Estado de Goiás, Brasil) com 100 alunos, sendo 50 do ensino fundamental e 50 do ensino médio, além de 20 professores da área de Ciências e Biologia, para verificação da disponibilidade e empregabilidade das tecnologias no ensino. Como resultado observou-se que nas aulas são utilizados recursos didáticos tecnológicos e tais ferramentas são excelentes e motivadoras, contribuindo consideravelmente para a construção do conhecimento, entretanto verificou-se que a utilização de qualquer outra modalidade didática além da tradicional implica em esforços e depende de outros agentes da escola, da disponibilidade de materiais, de equipamentos e das instalações do estabelecimento.


Palavras-chave


Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino de Ciências e Biologia, Recursos didáticos, Internet.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar