NOTAS SOBRE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFORMAS E CRISES EDUCACIONAIS EM CONTEXTO

Erika Caroline de Oliveira Cavalcanti

Resumo


Este estudo sobre intervenções na educação escolar visando mudanças, inclusive em contexto de crises educacionais, propõe realizar a distinção, equivalência e reflexão sobre os fundamentos da inovação pedagógica e reforma educacional, partindo do desenvolvimento de uma pesquisa maior já realizada. A partir de uma análise crítica sobre os termos em questão, este estudo configura-se como uma investigação explicativa, cujo procedimento metodológico é embasado pela técnica de pesquisa bibliográfica que estabelece relações e confronto de ideias visando contribuir para novas reflexões sobre o tema. Os resultados apontam, dentre as reflexões e análises conceituais, a relevância da participação docente e da comunidade escolar no processo de intervenções na educação para não comprometer o alcance das inovações pedagógicas e reformas educacionais ou promover resistências, obtendo, assim, as mudanças e melhorias de progresso esperadas.

Palavras-chave: Inovação Pedagógica. Reforma Educacional. Crise na Educação.


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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