FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DA "NOVO OLHAR: MATEMÁTICA"

Claudionor Renato da SILVA

Resumo


A pesquisa tem como temática a Filosofia da Educação Matemática (FEM), área de estudo e pesquisa da Educação Matemática. A problemática instaurada é investigar nos livros didáticos da coleção "Novo Olhar: Matemática", de 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, se as figuras e textos referentes à filósofos e à filosofia da matemática, enquadram-se no campo da FEM e, desta forma organizar e problematizar as articulações e aproximações entre os conteúdos da matemática com a filosofia. A metodologia da pesquisa é organizada no interior do campo da FEM proposta por Maria Aparecida Bicudo e envolvem duas partes: a primeira, a lógica da "presença" da temática da filosofia junto ao(s) conteúdo(s) proposto(s); a segunda é um aprofundamento dos conceitos filosóficos abordados, lançando questionamentos, criticidade e articulação no interior da filosofia, da filosofia da educação e, obviamente, da FEM. Os resultados apontam uma fragilidade conceitual na análise filosófica, sobretudo, a abordagem da filosofia é muito superficial, bem como, são de difícil assimilação e compreensão aos estudantes, ou seja, são muito estanques na forma de apresentação. Conclui-se que a pesquisa responde à sua problemática, mas sob algumas restrições, dentre elas, a necessidade de maior clareza na relação do conteúdo matemático com a FEM.


Palavras-chave


Filosofia da Educação Matemática. Ensino Médio. Livro Didático.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar